terça-feira, 23 de outubro de 2012

PROVE A SI MESMO


Caros irmãos da VIDA, venho por meio deste falar-lhes um pouco sobre a INVEJA e seus perigos na vida das pessoas em especial na vida da igreja de Cristo.
Primeiramente segue uma definição de inveja.
INVEJA/ COBIÇA/ OLHO GORDO, etc. É um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas matérias como qualidades inerentes ao ser).
O que me motivou a escrever sobre esse assunto foi a grande quantidade de pessoas que encontramos na vida cotidiana e na igreja que sofrem com o PECADO da INVEJA. A intenção desse pequeno escrito não é esgotar o assunto, mas dar uma suma da questão que possa colaborar com as suas vidas.
A INVEJA É PECADO, porque contraria a lei de Deus. Um sinônimo de inveja é cobiça, no decálogo temos a proibição da cobiça (Êx 20.17). Além do mais, a inveja é descrita nas Escrituras como um veneno na alma.
Em Provérbios 14.30: “O coração tranquilo é a vida da carne; A INVEJA, porém, é a PODRIDÃO dos ossos”. Veja como o sábio Salomão descreve a INVEJA como algo autodestrutivo. O invejoso se autodestrói e destrói amizades, as suas próprias, e as dos outros.
Em Gálatas 5.18-26, o apóstolo Paulo coloca a inveja como obra da carne, isto significa que o invejoso é um crente carnal e não espiritual, ou seja, o velho homem ainda está ditando o seu modo de vida e não o Espirito Santo.   
Em provérbios 27.4: “Cruel é o furor, e impetuosa a ira, mas quem pode resistir à inveja”? Observe que a segunda oração é mais forte que a primeira, ou seja, é melhor estar perto de alguém irado do que de um invejoso.
A INVEJA é imoral e pode e tem fins diabólicos.
O invejoso: nuca está satisfeito com aquilo que Deus tem lhe dado, portanto, é ingrato; sempre está querendo o que pertence aos outros; nunca se satisfaz; fica irritado quando o outro consegue algo; fala mal dos outros; coloca amigo contra amigo; quebra relacionamentos; fofoca; não aceita que ninguém lhe mostre seu problema; está sempre desconfiado; não olha nos olhos e ainda diz não suportar as outras pessoas. Muito cuidado com o invejoso, pois ele semeia a sua podridão por onde passa.
Aqueles que reconhecem que são invejosos, o primeiro ponto a seu favor já o alcançaram, reconheceram ser invejosos, agora é só obedecerem a moral e as Escrituras e mudarem de vida. Longe de vós toda inveja.
A você que pensa que não é invejoso cuidado para não se tornar um e cuidado ao conversar com os invejosos.
Como havia dito no começo desse escrito, não pretendo esgotar o assunto, mas fica aí o alerta, e prove a si mesmo e veja se não é um invejoso.
A paz, e sonhem com o Céu.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

RESUMO DO SERMÃO DO CULTO DE DOMINGO (21/10/2012)


TEXTO BASE:      Lucas 20 : 1-8
TEMA:                 A Autoridade de Jesus
PREGADOR:       Sem. Edson da Luz

Neste Domingo, o Sem. Edson, deu inicio ao sermão chamando a atenção da igreja para o sentido da palavra autoridade, e logo percebe-se que autoridade parte do principio de que se alguém exerce comando sobre qualquer aspecto de nosso cotidiano comum com certeza esse individuo foi AUTORIZADO à fazê-lo, exemplo disso são policiais, Juízes, autoridades legislativas e etc... fato é que todas estas autoridades foram eleitas de alguma forma, foram dotadas de autoridade. Sendo assim, e ainda com base no texto de Lucas os principais, anciãos e fariseus daquele tempo colocaram a se questionar a autoridade de Jesus na terra, pois indagavam-se sobre quem o havia lhe imputado tamanha autoridade para exercer seus maravilhosos feitos, milagres e ensinamentos na terra.

Jesus foi dotado de autoridade porque primeiramente todos os seus ensinamentos eram a mais pura verdade, a sua própria vida é um ensinamento que se baseia em toda verdade, Jesus é a própria verdade. Jesus em tudo foi tentado porém não errou.

Muitas pessoas têm perdido ou têm sua autoridade questionada porque não vivem a verdade. Professores em sala de aula, policiais que abusam de sua autoridade, enfim diversas ramificações de nosso cotidiano por vezes são questionadas por não exercerem o que ensinam. Com os crentes muitas vezes não é diferente, existem cristãos que não vivem o que pregam e por diversas vezes se deparam com situações onde sua autoridade cristã é colocada em check, levando ao descrédito ao desrespeito e até à deturpação do evangelho.

A grande reflexão que se extrai deste texto é que o homem respeita diversas autoridades sobre esta terra porém não reconhece a autoridade de Jesus em sua vida, daí a desobediência. É preciso ter o Senhor Jesus como autoridade máxima de nossas vidas, pois foi o próprio Deus quem lhe deu tal autoridade. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” Mateus 28:18
Jesus é a autoridade em sua vida, você respeita esta autoridade.

Pense nisso!
Paz seja convosco.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RESUMO DA EXPOSIÇÃO BÍBLICA DO CULTO DE DOMINGO A NOITE 14/10/2012

TEXTO BASE:    
Lucas: 19.41-44
TEMA: AS REAÇÕES DE JESUS ANTE A INCREDULIDADE DE JERUSALÉM
PREGADOR: Sem. Edson da Luz Gonçalves

Neste Domingo, o Sem. Edson, expôs a Congregação Presbiteriana Vida o texto de Lucas 19.41-44, onde Lucas narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e como o senhor reagiu ante a incredulidade daquela cidade. Na introdução, foi falado sobre as reações que Jesus teve diante de várias situações: diante do doente ele curou, diante dos aflitos ele disse vinde a mim que eu vos aliviarei e etc. Agora diante de Jerusalém, em sua última viagem, Jesus vê a cidade e tem pelo menos três reações: Lamento, Anuncio de Juízo e a explicação do porquê do juízo.
No primeiro ponto, o Sem. destacou o lamento de Jesus sobre a cidade. Na oportunidade foi exposto que Jesus chegou a cidade e correu o seu olhar santo sobre ela e não ficou impressionado com a pompa da cidade, mas triste por ver o quanto o povo se mantinha incrédulo e resistente ao governo espiritual de Deus sob suas vidas. Jesus chora, não porque será crucificado, mas por ver a rejeição do povo a Deus. O povo hebreu rejeitou o Senhor no dia que pediu um rei para si, rejeitou o Senhor quando mataram os profetas e agora estão rejeitando o Senhor na pessoa do seu Filho, Jesus Cristo, o príncipe da paz. Jesus lamenta ante a incredulidade, isso prova o quanto ele é misericordioso e longânimo e que não tem prazer na morte do ímpio, antes que esse se converta dos seus maus caminhos e volte para o Senhor. Contudo, o amor e misericórdia de Deus não anula a sua justiça, portanto, todos aqueles que o têm rejeitado serão punidos. "Quando os pecadores desprezam a clemência de Deus e rejeitam a sua graciosa oferta de salvação, a enormidade da sua corrupção e culpa e a justiça de Deus ao condená-los ficam expostas com a máxima clareza" (BERKHOF).
Em segundo lugar, Jesus anuncia o seu juízo contra aquela cidade. Jesus diz que dias terríveis viriam sobre Jerusalém. No ano 70 dC, Flávio Josefo, um escritor historiador do 1º século, disse que Jerusalém foi invadida e incendiada pelos romanos, o templo com suas paredes revestidas de ouro foram completamente destruídos e queimados. O ouro derreteu e ficou entre as pedras, depois de algum tempo os soldados arrancaram as pedras em busca do ouro, e como disse o Senhor Jesus "não ficou pedra sobre pedra". O juízo de Deus veio sobre Jerusalém e por quê? porque não aproveitaram as oportunidades que o Senhor tinha dado a ela.
Por fim, Jesus explica o porquê do juízo no final do verso 44. Em Lucas 13.34-35, Jesus assevera quantas vezes o senhor quis salvar o seu povo, mas eles não quiseram, antes o rejeitaram. Por força de expressão, podemos dizer que Israel rejeitou as muitas tentativas de Deus os trazer ao arrependimento e agora estão rejeitando o próprio Deus encarnado entre eles. Portanto, Israel é indesculpável.

Caros irmãos e amigos, quantas oportunidades Deus têm lhes dado para se arrependerem e voltarem para ele? Será  que vocês não têm agido como o povo daquela cidade, rejeitado o governo de Deus em seus corações?
Meus amigos, não esperem as coisas ficarem difíceis para irem ao senhor, façam isso agora mesmo, arrependam-se de seus pecados e busquem o senhor que é rico em perdoar, pois ele os ama muito e lamenta de ver vocês assim em rebeldia contra ele, mas não se enganem ele é justo!

A PAZ E SONHEM COM O CÉU

Dia das Crianças Animado Na Congregação!!!







terça-feira, 9 de outubro de 2012

RESUMO DO SERMÃO DO CULTO DE DOMINGO (07/10/2012)


TEXTO BASE:      Mateus 6:25-34
TEMA:                 Ansiedade
PREGADOR:       Sem. Vinicius

Neste Domingo, o Sem. Vinicius, expôs a congregação presbiteriana vida um texto de fácil compreensão, onde Jesus muito claramente nos exorta há não andarmos ansiosos por coisa alguma visto que ele é nosso protetor e salvador e mais ainda que somos importantes demais para Deus e ele se importa conosco, mais do que qualquer outra coisa.

O pregador enumera dois pontos principais pelos quais não devemos andar ansiosos. O primeiro refere-se ao fato de que conforme podemos comprovar no Versículo 25, de nosso texto base nossa vida vale mais do que qualquer outra coisa para isso Jesus morreu na cruz, para salvar a mim a você.

“_ Olhe no espelho... Jesus morreu por você, ele se importa com sua vida!”

Em segundo lugar você vale mais do que TUDO que você quer, conforme o versículo 26. A mão de Deus está sobre você.

Meus irmãos não podemos acrescentar sequer um segundo em nossas vidas, deixemos o futuro nas mãos de Deus, descanse exerça isso, declare isso, ore por isso. Buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.

Pense nisso!
Paz seja convosco.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RESUMO DO SERMÃO DO CULTO DE DOMINGO (30/09/2012)


TEXTO BASE:      Tiago 1:2-4
TEMA:                 Glorificando a Deus em Meio as Provações
PREGADOR:       Pr. Deneval Neves

Neste Domingo, o Pr. Deneval, deu inicio ao sermão destacando que todos nós, crentes ou não-crentes passamos por dificuldades em nossa vida cotidiana, porém o verdadeiro cristão vê estas dificuldades de uma perspectiva diferente, do resto do mundo, ele entende que muitas destas dificuldades são provações colocadas em nossa caminhada de vida pelo próprio Deus, afim de que sejamos aperfeiçoados em nossa vida de fé cristã. Ainda com base no texto de Tiago o Pr. Deneval destacou a importância de se glorificar a Deus mesmo em meio às provações, sendo assim ele enumerou alguns pontos pelos quais devemos glorificá-lo.

O primeiro ponto pelo nos convida a lutar em nossa provação com a certeza de que Jesus está do nosso lado, uma vez que ele utilizará desta mesma provação para nos abençoar com o aperfeiçoamento de nossa fé. “Deus não pega carona no seu problema para te abençoar, a vontade de Deus está no problema”.

O segundo ponto nos diz que para glorificarmos o nosso Deus em meio à provação devemos enxergá-la como benção e não como maldição, devemos ter por motivo de alegria do fato de passarmos por várias provações. (Rm 8:1, Sl 84:11)

O terceiro ponto indica que glorificamos o nosso Deus quando a provação nos aproxima de Jesus, como foi o exemplo de Jó, que através da sua dificuldade buscou se aproximar cada vez mais de Deus. Nós temos o péssimo hábito de que quando tudo está bem em nossas vidas nos afastamos de Deus, as provações devem nos aproximar de Deus e nos distanciar do pecado.

O quarto ponto recomenda que para glorificarmos o nosso Deus ao passarmos por uma provação devemos buscar mais informações de Deus (Leitura bíblica, oração) do que propriamente do problema vivido, afim de esqueçamos o problema e deixemos Deus no comando da situação. Diga a mundo e ao seu problema, que você serve a Deus e pronto, nada deve lhe afastar do Senhor(Oséias 6:3, Daniel 11:32)

O quinto ponto nos aconselha a não se isolar guardando apenas para si o problema, quando nos afastamos corremos o sério risco de morremos espiritualmente e o problema nos consumir, devemos nos ajuntar a videira, compartilhar com igreja (irmãos sábios) afim de obtermos a justa interseção.

O sexto e último ponto nos fala que glorificamos ao nosso Deus quando na provação quando já não vemos o pecado como algo comum, mas somos confrontados com nos mesmos a abandonar a prática de velhos pecados.

Irmãos quando tiverem enfrentando alguma dificuldade tenha em mente algo fundamental, DEUS ESTÁ NO COMANDO DE TUDO, e você terá vitória com certeza.

Pense nisso!
Paz seja convosco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...