segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RESUMO DA EXPOSIÇÃO BÍBLICA DO CULTO DE DOMINGO A NOITE 14/10/2012

TEXTO BASE:    
Lucas: 19.41-44
TEMA: AS REAÇÕES DE JESUS ANTE A INCREDULIDADE DE JERUSALÉM
PREGADOR: Sem. Edson da Luz Gonçalves

Neste Domingo, o Sem. Edson, expôs a Congregação Presbiteriana Vida o texto de Lucas 19.41-44, onde Lucas narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e como o senhor reagiu ante a incredulidade daquela cidade. Na introdução, foi falado sobre as reações que Jesus teve diante de várias situações: diante do doente ele curou, diante dos aflitos ele disse vinde a mim que eu vos aliviarei e etc. Agora diante de Jerusalém, em sua última viagem, Jesus vê a cidade e tem pelo menos três reações: Lamento, Anuncio de Juízo e a explicação do porquê do juízo.
No primeiro ponto, o Sem. destacou o lamento de Jesus sobre a cidade. Na oportunidade foi exposto que Jesus chegou a cidade e correu o seu olhar santo sobre ela e não ficou impressionado com a pompa da cidade, mas triste por ver o quanto o povo se mantinha incrédulo e resistente ao governo espiritual de Deus sob suas vidas. Jesus chora, não porque será crucificado, mas por ver a rejeição do povo a Deus. O povo hebreu rejeitou o Senhor no dia que pediu um rei para si, rejeitou o Senhor quando mataram os profetas e agora estão rejeitando o Senhor na pessoa do seu Filho, Jesus Cristo, o príncipe da paz. Jesus lamenta ante a incredulidade, isso prova o quanto ele é misericordioso e longânimo e que não tem prazer na morte do ímpio, antes que esse se converta dos seus maus caminhos e volte para o Senhor. Contudo, o amor e misericórdia de Deus não anula a sua justiça, portanto, todos aqueles que o têm rejeitado serão punidos. "Quando os pecadores desprezam a clemência de Deus e rejeitam a sua graciosa oferta de salvação, a enormidade da sua corrupção e culpa e a justiça de Deus ao condená-los ficam expostas com a máxima clareza" (BERKHOF).
Em segundo lugar, Jesus anuncia o seu juízo contra aquela cidade. Jesus diz que dias terríveis viriam sobre Jerusalém. No ano 70 dC, Flávio Josefo, um escritor historiador do 1º século, disse que Jerusalém foi invadida e incendiada pelos romanos, o templo com suas paredes revestidas de ouro foram completamente destruídos e queimados. O ouro derreteu e ficou entre as pedras, depois de algum tempo os soldados arrancaram as pedras em busca do ouro, e como disse o Senhor Jesus "não ficou pedra sobre pedra". O juízo de Deus veio sobre Jerusalém e por quê? porque não aproveitaram as oportunidades que o Senhor tinha dado a ela.
Por fim, Jesus explica o porquê do juízo no final do verso 44. Em Lucas 13.34-35, Jesus assevera quantas vezes o senhor quis salvar o seu povo, mas eles não quiseram, antes o rejeitaram. Por força de expressão, podemos dizer que Israel rejeitou as muitas tentativas de Deus os trazer ao arrependimento e agora estão rejeitando o próprio Deus encarnado entre eles. Portanto, Israel é indesculpável.

Caros irmãos e amigos, quantas oportunidades Deus têm lhes dado para se arrependerem e voltarem para ele? Será  que vocês não têm agido como o povo daquela cidade, rejeitado o governo de Deus em seus corações?
Meus amigos, não esperem as coisas ficarem difíceis para irem ao senhor, façam isso agora mesmo, arrependam-se de seus pecados e busquem o senhor que é rico em perdoar, pois ele os ama muito e lamenta de ver vocês assim em rebeldia contra ele, mas não se enganem ele é justo!

A PAZ E SONHEM COM O CÉU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...